Dia 25 de Julho

Dia do Escritor

Falaram ou falarão? PDF Imprimir E-mail
  É notório que muitas pessoas conseguem expressar o que pensam através da fala, mas se tiverem que escrever o que pensam, as dúvidas surgirão (ou seria “surgiram”?). Dificuldades na hora da escrita são bastante comuns; quando usar “s” ou “c” ou “x” ou “z” ou “l” ou “u”. Nesta coluna, esclareceremos a questão do “-ão” ou “-am”.
  Em qualquer classe de palavras (como substantivos, adjetivos e outros) usamos sempre “-ão”: irmão, patrão, nação, discussão. Porém, quando temos verbos, as duas formas são utilizadas e as diferenças são simples. Antes de escrever, pare e pense: se o verbo estiver indicando futuro, devemos usar a terminação “-ão”, por exemplo “Falarão sobre bactérias no programa de amanhã.”; mas se o verbo indicar passado, usaremos “-am”, então “Falaram sobre bactérias no programa de ontem.”.
  Se ainda assim houver problemas, guarde esta outra dica: se a última sílaba do verbo for tônica (aquela que é pronunciada com mais intensidade), sem qualquer dúvida utilizaremos “-ão” (“Os comerciantes estudarão a melhor proposta.” – eles ainda vão estudar); entretanto, se a última sílaba for átona (ou seja, não for a sílaba forte), usaremos “-am” (“Os comerciantes estudaram a melhor proposta.” – eles já estudaram, passado).
  Então, precisou relatar por escrito um acontecimento ou uma opinião, não se apresse! Preste atenção, analise as palavras, repita em voz alta e lembre-se que a terminação “-am” só é usada em formas verbais que tenham sua última sílaba átona.
  Ah, e vale lembrar que a regra da sílaba átona também serve para tirar a dúvida quanto ao “-se” ou “-sse”. Qual é a forma correta: fala-se ou falasse ? Depende do que se quer dizer. “Fala-se muito em reformas...” - presente do indicativo do verbo falar, e como sua última sílaba é átona, emprega-se “-se”. “Se ele falasse muito em reformas...” – pretérito imperfeito do subjuntivo, uso de “-sse”.
 
SINDERC-RJ / Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas do Estado do Rio de Janeiro
Av. Franklin Roosevelt, 194 Conj.308 - Centro RJ
Tels: (21)2533-6375 / (21)2533-3194 / (21)2240-6103

Mais uma realização da gestão
Sr. Edmundo de Souza Thomé

Desenvolvimento: Atual Comunicação